Programação Paraná
Programas e projetos >> Programação
É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que visa a formação de estudantes na área de tecnologia e inovação para o desenvolvimento de projetos significativos à comunidade, oportunizando o protagonismo do estudante na aplicação de estratégias para resolução de problemas, nas suas práticas escolares e vivências pessoais.
O objetivo do Edutech é capacitar jovens em tecnologia, sobretudo em conteúdos de programação, por meio da Plataforma Alura, contemplando o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que estão cada vez mais conectados e imersos em tecnologias digitais.
Público alvo
Matriz Curricular
- Pensamento Computacional
- Ensino Fundamental Regular - 8º e 9º ano
- Ensino Tempo Integral - EF
- Colégios Cívico-militares - EF
- Novo Ensino Médio - 1ª série
- Trilha de Programação I e II (Matemática II)
- Ensino Médio - 2ª série - IF MAT/CNT
- Ensino Médio - 3ª série - IF MAT/CNT
Programa Ampliação de Jornada
- Em Contraturno Escolar:
- Ensino Fundamental - Presencial
- Ensino Médio - On-line / Autoinstrucional
DOCUMENTOS
CONCURSOS E COMPETIÇÕES
Neste espaço, encontre os concursos e competições que a equipe Edutech disponibiliza para você e sua escola participarem.
Você sabia que a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil já começou?
Garanta o lugar da sua escola e se prepare para essa jornada.
Não precisa de laboratório de informática.
Todos os estudantes da rede podem participar!
Inscrições: em breve
Acesse: Link da página da competição
Em breve!
PROGRAMA EDUTECH
Programa desenvolvido em contraturno escolar, com a finalidade de apresentar e/ou aprimorar o conhecimento dos estudantes em Programação. O Programa Edutech tem como público-alvo os estudantes da rede estadual de ensino matriculados no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
Confira as Trilhas de Estudo do Programa Edutech
Games e Programação
Nesta trilha, aprenderemos a criar jogos 2D, animações e simuladores. Vamos pensar e criar a lógica, o visual, as histórias, os detalhes e as regras de um jogo e outros projetos para que você possa curtir com seus amigos e familiares. Na parte de animações serão desenvolvidos efeitos especiais, a física por trás do funcionamento de personagens e a integração com outras multimídias. Tudo isso por meio da internet, onde utilizaremos o Scratch para desenvolver os conhecimentos iniciais e os primeiros projetos de programação.
Conteúdos:
- Lógica de programação: da imaginação à animação;
- Tipos de dados: criando jogos de perguntas como onomatopeias;
- Ângulos 1: Criando um jogo com matemática;
- Aplicação com laços de repetição e condicionais;
- Entrada e saída de dados: criando um robô gênio;
- Linguagem de programação: criando animações no robô gênio;
- Decomposição: simulando a rotação de planetas;
- Generalização: criando algoritmos mais complexos;
- Cifra de César: Criptografando e decriptografando textos;
- Ciência na Prática I: usando Scratch para simulações nerds;
- Ciência na Prática II: usando Scratch para simulações nerds.
FRONT-END com HTML e CSS
Nessa trilha, aprenderemos como a lógica de programação funciona e como aplicá-la na construção de páginas utilizando HTML5 e CSS3. Essas linguagens são largamente utilizadas para o desenvolvimento de sites. Em seguida, desenvolveremos um projeto completo, pensando na base das páginas e no layout, com atenção na responsividade (adequação aos diferentes tamanhos de tela), para que o site funcione em vários dispositivos, seja um computador ou um celular. Para finalizar vamos avançar para algumas ferramentas que nos auxiliam no desenvolvimento mais rápido das páginas web e portais, para isso utilizaremos ferramentas como Flexbox e Bootstrap.
Conteúdos:
- Github: compartilhando seus projetos;
- HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags;
- HTML e CSS: Classes, posicionamento e Flexbox;
- HTML e CSS: cabeçalho, footer e variáveis CSS;
- HTML e CSS: trabalhando com responsividade e publicação de projetos;
- CSS: Flexbox e layouts responsivos;
- CSS: construindo layouts com Grid;
- Praticando CSS: Grid e Flexbox;
- SASS e CSS: estilizando um site;
- Tailwind CSS: estilizando a sua página com classes utilitárias;
- Bootstrap 5: crie uma landing page responsiva;
- Bootstrap 5: novos recursos e práticas recomendadas de HTML, CSS e JavaScript.
Front-end: JavaScript
Nessa trilha, aprenderemos como a lógica de programação funciona e como aplicá-la na construção de páginas web para celulares e tablets. Vamos trabalhar com a linguagem JavaScript, desenvolvendo sites dinâmicos e capazes de armazenar dados e formulários.
Conteúdos:
- HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags;;
- HTML e CSS: Classes, posicionamento e Flexbox;
- Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript;
- Lógica de programação: explore funções e listas;
- Lógica de programação: praticando com desafios;
- JavaScript para Web: Crie páginas dinâmicas;
- JavaScript: manipulando elementos no DOM;
- JavaScript: explorando a manipulação de elementos e da localStorage;
- JavaScript: validações e reconhecimento de voz;
- JavaScript: consumindo e tratando dados de uma API;
- JavaScript: métodos de array;
- JavaScript: criando requisições;
- JavaScript: validando formulários;
- React: desenvolvendo com JavaScript;
- React: como os componentes funcionam;
- React: desenvolvendo em React Router com JavaScript.
Data Science (Ciência de Dados)
Nesta trilha, vamos estudar o assunto que mais cresce na área da tecnologia atualmente. Data Science é a ciência que as empresas terão necessidade no futuro próximo, visto o volume de dados produzidos, gerados e armazenados por todos na atualidade. As empresas precisam saber o que fazer para processar e extrair as melhores informações dessa grande massa de dados gerados atualmente, que serão informações valiosas para decisões e mudanças estratégicas para a vida das empresas. Quem será o responsável para tratar e processar esses dados e para extrair melhores e mais valiosas informações é o profissional de Data Science: além dos conhecimentos de programação, esse profissional consegue também a ótica do como trabalhar, organizar e otimizar os dados de uma empresa.
Conteúdos:
- Data Analysis: Google Sheets;
- Data Visualization: técnicas de visualização com Google Sheets;
- Python para Data Science: primeiros passos;
- Github: Criando seu portfólio digital;
- NumPy: análise numérica eficiente com Python;
- Python para Data Science: trabalhando com funções, estruturas de dados e exceções;
- Data Science: analise e visualização de dados;
- Pandas: conhecendo a biblioteca;
- Estatística com Python: frequências e medidas;
- Estatística com Python: probabilidade e amostragem;
- Data Visualization: criando gráficos com bibliotecas Python;
- Data Science: análises para saúde e medicina.
Programação em JAVA
Nesta trilha, você vai estudar uma das linguagens mais utilizadas e importantes ao longo das últimas décadas no mundo da programação. O sistema Android, utilizado na maioria dos celulares e tablets, usa Java. Aqui, vamos aprender a criar interfaces, a armazenar informações e desenvolver aplicações completas. Tudo isso pode ser uma porta de entrada para a programação em Java e para o mercado de trabalho de tecnologias.
Conteúdos:
- Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript;
- Lógica de programação: praticando com desafios;
- Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos;
- Terminal: aprenda comandos para executar tarefas;
- Java: criando a sua primeira aplicação;
- Java: aplicando a Orientação a Objetos;
- Java exceções: aprenda a criar, lançar e controlar exceções;
- Java: trabalhando com listas e coleções de dados;
- Java: consumindo API, gravando arquivos e lidando com erros.
Programação em Python
Nesta trilha, você vai estudar a linguagem de programação mais querida dos "devs" na atualidade: o Python. Com ela é possível aplicar os conceitos básicos de programação até criar jogos, mesmo se estiver começando agora no mundo da programação. Aqui, você vai aprender como manipular informações simples e complexas, que são importantes e necessárias no dia a dia de programadores e programadoras. Ao final da trilha desse ano, você será capaz de desenvolver aplicações de pequeno, médio e grande porte com o Python.
Conteúdos:
- Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript;
- Lógica de programação: praticando com desafios;
- Github: Criando seu portfólio digital;
- Python: crie a sua primeira aplicação;
- Python: aplicando a Orientação a Objetos;
- Python: avançando na orientação a objetos;
- String em Python: extraindo informações de uma URL;
- Django: templates e boas práticas;
- Django: persistência de dados e Admin;
- Django: autenticação de formulários e alerta;
- API com Django 3: Django Rest Framework;
- API com Django 3: Validações, buscas, filtros e deploy.
INSCRIÇÕES PROGRAMA EDUTECH ON-LINE
Inscrições do 1º semestre: 20 de março até 07 de abril de 2024
Previsão inscrições para 2º semestre 2024: junho
Informações importantes
Antes de realizar sua inscrição nos cursos de programação, que são gratuitos, fique atento às orientações abaixo:
- As inscrições destinam-se a alunos, professores e agentes educacionais da Rede Pública Estadual do Paraná;
- Caso o inscrito não receba o e-mail de confirmação, deve-se verificar a caixa de SPAM do seu e-mail "@escola";
- Para que a inscrição seja realizada com sucesso, deve-se estar logado unicamente com sua conta @escola;
- Processo de Credenciamento classifica os inscritos por ordem de inscrição;
- Os selecionados serão informados do início das atividades, pelo seu e-mail @escola;
- O término dos cursos oferecidos coincidem com o término do ano letivo vigente;
- A plataforma de programação disponibilizará um certificado ao final de cada conteúdo de estudo finalizado;
- Para se inscrever no Programa EDUTECH, recomendamos que utilize um computador e conecte-se primeiro à sua conta @escola e, depois, acesse o link de inscrição abaixo;
- Caso utilize um smartphone, acesse o link de inscrição informado abaixo, utilizando uma janela anônima de seu navegador de internet e conecte-se à conta @escola;
- Após a a confirmação da inscrição via e-mail @escola, acesse a Plataforma do curso.
Links de inscrição
Professores e agente educacionais
Dúvidas
Caso não consiga realizar a inscrição ou tenha alguma dúvida sobre os cursos de programação, entre em contato com sua escola.